0
Braid é um jogo eletrônico de plataforma/puzzle desenvolvido pelo produtor independente Jonathan Blow. O jogo foi lançado em agosto de 2008 para o serviço Xbox Live Arcade, do Xbox 360. Uma versão para Microsoft Windows foi mais tarde lançada em abril de 2009. A Hothead Games converteu o jogo para o Mac OS X, lançando-o em maio de 2009. Braid estará disponível também para PlayStation Network.
O seu enredo enigmático, quando apresentado da maneira mais simples, descreve a tentativa de um homem chamado Tim de resgatar uma princesa de um monstro. Pistas encontradas na história levam a múltiplas interpretações metafóricas, como a fábula de um relacionamento vacilante, ou até o desenvolvimento da bomba atômica. O jogo possui aspectos tradicionais do gênero de plataforma; o jogador corre, pula e escala plataformas em uma série de níveis lineares, enquanto soluciona quebra-cabeças e derrota inimigos.
O jogador também pode controlar o tempo, permitindo que ações sejam "rebobinadas" na linha temporal (a la Prince of Persia), mesmo após sua morte. Usando estas habilidades, o jogador progride na história ao recolher e montar peças de quebra-cabeça.
Jonathan Blow desenvolveu o jogo como uma crítica pessoal às tendências contemporâneas no desenvolvimento de jogos eletrônicos. Ele fundou o projeto com seu próprio dinheiro e passou três anos criando o jogo. O artista de webcomics David Hellman desenhou a artwork, que recebeu várias modificações para que correspondesse à visão de Jonathan. Uma versão preliminar de Braid sem a artwork final ganhou o prêmio de "Inovaçao em Design de Jogos" no Independent Games Festival de 2006; a versão final recebeu honras adicionais.
O jogo recebeu elogios dos críticos, eventualmente tornando-se o título melhor classificado pela crítica do Xbox Live. Alguns críticos, contudo, criticaram o preço do jogo relativo a sua duração.
A arte do jogo levou mais de um ano para ser concluída oque na minha opnião valeu a pena.
Download
Braid trailer 1.2 from David Hellman on Vimeo.